DESAFIO
Como grande fomentadora do empreendedorismo de alto impacto no Brasil, a Endeavor promoveu um estudo compreensivo para entender o ecossistema empreendedor de 14 capitais brasileiras. Por meio do estudo de sete “determinantes”, a instituição chegou ao ICE (Índice de Cidades Empreendedoras) de cada cidade, número que sintetiza seu potencial para ser um “terreno fértil” para o empreendedorismo.
Coube à TroianoBranding contribuir para o ICE identificando o determinante Cultura, ou seja, a propensão cultural ao empreendedorismo, de cada uma das localidades estudadas.
SOLUÇÃO
Para chegar ao determinante Cultura de cada cidade, concluímos que seria fundamental analisar duas vertentes:
- A imagem geral do empreendedorismo e do empreendedor na localidade;
- A existência, nessa população, em maior ou menor quantidade, de perfis mais inclinados a empreender.
Um compreensivo estudo quali-quantitativo nos forneceu tanto as informações sobre as percepções sobre o empreendedorismo quanto os parâmetros para que desenhássemos uma verdadeira tipologia de empreendedores. Essa tipologia contou com seis tipo ou segmentos:
- Situacionista: levado a empreender por questões circunstanciais;
- Busca do Milhão: busca o empreendedorismo como forma de enriquecer;
- Meu Jeito: querer fazer do seu jeito o leva a empreender;
- Nato: tem “alma de empreendedor”;
- Herdeiro: incentivado a ser empreendedor;
- Idealista: empreende para “mudar o mundo”.
Mensuramos a participação (porcentagem) dos tipos em cada capital estudada. Além disso, contando com dados objetivos sobre a disposição de cada tipo a empreender de fato, atribuímos pesos a eles. A seguir, formulamos um índice numérico para sintetizar o determinante Cultura. Esse índice contabilizava todas as variáveis mencionadas anteriormente:
- a imagem que a cidade faz do empreendedorismo – Icidade;
- a porcentagem de cada tipo/segmento na localidade – S%;
- o peso de cada segmento (potencial a empreender de fato) – P.
Computado, juntamente com os outros determinantes, esse número contribuiu para a formulação do índice geral “ICE” de cada capital.
Além de contribuir objetivamente para a formulação do ICE, a TroianoBranding entregou à Endeavor uma ferramenta valiosíssima a ser usada em diversas ações da entidade, como processos de seleção de empreendedores, atividades de comunicação, de treinamento, etc..